Programa aborda a relevância da meditação para se atravessar tempos de crise

Considerada uma prática que reduz os impactos da ansiedade, a meditação tem sido ainda mais difundida nos últimos tempos. Fazendo uso dos recursos tecnológicos, vários profissionais têm lançado orientações acerca das formas mais eficazes de se meditar, sobretudo em uma fase em que se preza pelo distanciamento de ordem social. As notícias sobre as técnicas milenares empregadas até hoje se tornaram pauta para a realização do programa “Caminhos da Reportagem”, da TV Brasil, conforme a versão digital da Istoé.

Apesar de seu surgimento ter ocorrido em terras orientais, não é incomum que pessoas do ocidente façam uso da meditação a fim de se buscar os seus principais benefícios sobre a mente e o corpo. Assim que começaram a surgir, entretanto, as práticas meditativas estavam associadas exclusivamente ao campo da religiosidade, ao contrário do que se nota nos dias atuais.

Conforme exibido no programa, alunos da escola Sá Pereira, que comporta jovens dos ensinos fundamental e médio, começaram a ter os primeiros contatos com a meditação. Rita Oliveira, que atua como orientadora pedagógica da instituição de ensino, explica que a prática age principalmente em relação ao aprendizado, uma vez que favorece a atenção de quem a pratica. Desse modo, os estudantes passaram a meditar semanalmente durante as aulas.

A meditação, de acordo com a reportagem, há tempos é utilizada como uma terapia coadjuvante de alguns tratamentos médicos. Desde o ano de 2017 a prática passou a estar presente no Sistema Único de Saúde. Dentre as instituições públicas de saúde que começaram a se valer desse recurso está o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Conforme informações da própria instituição, assim que houve a autorização por parte da rede pública, esta começou a fazer parte do cronograma de terapias do instituto.

De acordo com o médico Carlos José de Andrade, que atua na área de Oncologia Clínica do INCA, tem ocorrido um processo de grande reconhecimento da meditação para a saúde. O profissional explica que durante séculos esta foi relacionada à práticas que não convergiam para o campo da ciência, o que foi se modificando com o transcorrer do tempo.

Saiba mais:

https://istoe.com.br/programa-da-tv-brasil-mostra-hoje-a-importancia-da-meditacao/