Saiba quais categorias tentam ser aprovadas para a premiação do Oscar

Desde a sua primeira edição, em 1929, o conjunto de categorias do Oscar já sofreu várias alterações. Algumas das categorias premiadas na cerimônia foram extintas, como é o caso da “Entretitulagem”, que selecionava os filmes com os melhores textos na época do cinema mudo. Há ainda as categorias que foram sendo modificadas, como a “Engenharia de Efeitos”, hoje em dia chamada de “Efeitos Visuais”.

No entanto, hoje em dia tem se discutido muito nos veículos de notícias especializados sobre as categorias propostas para serem incorporadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, mas que ainda enfrentam certa resistência e dividem opiniões.

Um dos destaques nessa aspecto é a categoria de “Melhor Filme Popular”, que chegou a ser anunciado pela própria Academia como uma novidade para a edição de 2019. Com a inclusão dessa categoria, o objetivo era conquistar a parcela da audiência que se identifica mais com o cinema dos blockbusters, como filmes de super-heróis, ficção-científica e ação. Porém, a ideia gerou tantas controvérsias que a Academia optou por esquecê-la, pelo menos por enquanto.

Desde 1999, existe também a proposta para incluir no Oscar a categoria de “Melhor Elenco”, porém, a mesma acabou sendo rejeitada pela indefinição de quem premiar, o diretor de elenco ou os próprios atores do filme. Apesar dessa ambiguidade, a categoria já existe em outra premiação de peso, o SAG Awards, o qual é planejado atualmente pelo Sindicato dos Atores de Hollywood.

Por fim, entre as categorias que tentam ser incluídas ao Oscar há anos está a de “Melhor Dublê”. Entre os argumentos favoráveis, está o fato do trabalho dos dublês ter se tornado cada vez mais importante em Hollywood, devido a grandiosidade e a busca incansável por realismo das cenas. Para se ter uma ideia, existem filmes em que os coordenadores de dublês chegam até mesmo a comandar a direção durante algumas cenas. Porém, uma grande parcela dos especialistas em cinema ainda acreditam que a Academia é conservadora demais para uma adição como essa.

Enquanto não é valorizada pelo Oscar, essa categoria ao menos pode ser vista desde 2011 em uma premiação independente, o Taurus World Stunt Awards.