Empreendedorismo contra o CORONA VÍRUS

Já que muitas metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo estão entrando em quarentena a partir de terça (24) de Março, líderes e empreendedores brasileiros começara já a fazer suas partes afim de evitar a propagação do novo coronavírus. Ultrapassando 670 empresários e executivos, tomaram a iniciativa assinando uma carta de Luciano Tavares, um dos CEO da Magnetis, tomando o comprometimento para todas as medidas possíveis afim de fazer com que a epidemia do vírus seja contida no Brasil.

Esse movimento todo foi organizado e administrado pela Magnetis, empresa que presta consultoria de diversos investimentos, e também a Endeavor, que é uma organização que não possui fins lucrativos, e apoia ao empreendedor. Essas empresas se inspiraram e se baseiam no mover #StopTheSpread, que leva o ajuda das Nações Unidas e têm assinaturas por mais de 400 executivos.

“Nós estamos em um período difícil anterior de contágio ao Estados Unidos, China e Europa, como de outros países. De certo modo, nós temos certo privilégio de estar tomando essas medidas antes,” disse Tavares a Época NEGÓCIOS. “Temos que saber lidar com os erros dos outros países e ter atitudes mais cedo aqui, para poder fazer a diferença.”

Entre os compromissos assumidos, temos a adesão de trabalho home office, evitando reuniões como também vários eventos, melhor administração dos pagamentos aos trabalhadores autônomos, ou até aqueles que não possuem condições de fazer acesso remoto, por mais que essas pessoas não possuam condições de trabalhar nesse momento.

“Não temos que esperar o governo adotar essas medidas — podemos fazer tudo isso por nossa iniciativa própria,” relatou Tavares, na carta. “Como diversos gestores em filiais e em nossos parceiros em Comunidades pelo país, estamos nesse momento em uma posição única e privilegiada para fazer isso.”

A empresa Endeavor criou também uma página no seu site listando devidas práticas que precisam ser tomadas para passar pela condição do vírus covid-19. “O atitude dos líderes e CEOs é, primeiramente, atuar no interior de sua própria empresa,” falou Tavares. “E ainda mais, ajustar continuamente pessoas de visibilidade e influência, como também ter potencial de multiplicador muito grande.”