Como a corrida mantém sua mente limpa?

A ideia de que fazer jogging regularmente permite manter a mente limpa, se livrar do estresse e limpar a cabeça de pensamentos obsessivos já se tornou uma espécie de clichê entre os corredores. Sem inspiração? Vá correr! Dividido entre duas decisões vitais? Vá correr! Superar a tristeza? Existe apenas uma receita – correr, correr e correr novamente!

Há não muito tempo, os principais cientistas do campo da neurologia pensavam que em nosso cérebro existe um certo número de neurônios, cujo processo de formação é completado pela idade adulta, e seu número não aumenta. Mas essa hipótese foi refutada. Estudos em animais mostraram notícias que novos neurônios se formam no cérebro ao longo da vida. No momento, os cientistas sabem apenas uma coisa que estimula sua aparência (o chamado gatilho) é o exercício aeróbico vigoroso.

Não é um fato menos impressionante: os neurônios são formados no hipocampo – isso faz parte do sistema límbico do cérebro, que está diretamente relacionado ao aprendizado e à memória. Se você correr 30 ou 40 minutos antes que o suor apareça, novas células cerebrais aparecerão nesta seção.

Além disso, os cientistas registraram alterações no lobo frontal do cérebro que ocorrem com o aumento da atividade física sistemática. Após meia hora de treinamento aeróbico, o fluxo sanguíneo para essa área aumenta, associado a mecanismos que afetam indicadores como clareza de pensamento, planejamento, atenção e concentração, estabelecimento de metas e gerenciamento de tempo.

A mudança é uma das melhores maneiras de chegar ao fundo do problema e, finalmente, ter uma visão. É importante “educar” a atitude correta em relação a essa mudança. Por exemplo, você para meia palavra enquanto escreve uma história para lembrar um ponto importante. Não há nada repreensível nessa pausa se ela permitir extrair da memória um fato ou detalhe que tornará a história ainda mais convincente.

Imagine outra situação: você perdeu a sua vez porque pensou em algo. Isso, é claro, é um pequeno incômodo, mas torna-se um ponto importante se sua consideração finalmente ajudar a responder à pergunta por que o chefe estava descontente com você na semana passada.

Essa perambulação em seus próprios pensamentos pode ser muito mais útil do que você está acostumado a pensar. Uma das maneiras mais fáceis de entrar em contato consigo mesmo é simplesmente correr.