Quadro ‘Girassóis’ de Van Gogh é colocado em quarentena no Japão

O quadro “Girassóis” (1888), reconhecido como um dos trabalhos mais relevantes de Vincent Van Gogh (1853-1890), ganhou as manchetes de notícias nos últimos dias por se tornar mais uma vítima do surto de coronavírus. A tela, que chegou ao Japão para integrar uma exposição na cidade de Tóquio, precisará ficar em uma espécie de “quarentena” depois que as autoridades do país anunciaram que todos os museus japoneses permanecerão fechamento até segunda ordem.

Essa foi a primeira vez que o quadro, uma das obras mais importantes do movimento pós-impressionista, saiu do continente europeu. De acordo com informações do portal “Art Newspaper”, o museu ao qual a obra pertence, o National Gallery de Londres, estima que a exposição com “Girassóis” tenha um atraso de pelo menos duas semanas para finalmente ter início no Museu Nacional de Arte Ocidental de Tóquio.

Juntamente com “Girassóis”, o portal divulgou que outros 60 quadros que pertencem originalmente ao museu britânico estão nessa mesma situação, e terão que ficar por tempo indefinido em “quarentena” no Japão. O “The Guardian” ainda noticiou um comunicado oficial da National Gallery no qual a instituição destacou que está em contato constante com o mseu japonês e prestando o apoio possível para que a exposição aconteça em breve.

Nas últimas semanas, o Japão tem adotado diversas medidas para evitar a propagação do coronavírus. Shinzo Abe, primeiro-ministro do país, já decretou o fechamento temporário das escolas públicas e optou por adiar alguns eventos-testes relacionados as Olimpíadas de 2020 que estavam marcados para acontecer nas próximas semanas.

Outros países também suspenderam suas aulas por tempo indeterminado, como Itália, Irã, Coreia do Sul, e o território semiautônomo de Hong Kong. Há ainda alguns fechamentos de escolas isolados, como um distrito na cidade de Seattle, no qual 20 mil alunos estão com as aulas canceladas até segunda ordem devido ao número elevado de casos da doença nessa região.

Para se manter mais seguro até que a epidemia de corona vírus esteja controlada, a indicação dos especialistas é manter as mãos sempre bem higienizadas, se possível com álcool em gel após frequentar locais públicos, e usar o antebraço para conter espirros.