Vértebra de dinossauro gigante é encontrada em São Paulo

Algumas notícias sobre uma vértebra de mais de 100 milhões de anos ser encontrada em São Paulo, acabou ganhando destaque na imprensa escrita e falada. Isso porque o paleontólogo Fabiano Vidoi Lori, encontrou uma vértebra de titanossauro em um barranco na região rural de Uchoa, localizada no norte de São Paulo.

O titanossauro teria vivido no mundo há mais de 100 milhões de anos e era um dos maiores herbívoros de sua Era. Segundo Fabiano Vidoi, a ossada foi entregue ao Museu Paleontológico Pedro Candolo, que está analisando melhor o material para colocar em exposição. Esse museu já conta com mais de duzentos fósseis diversos, incluindo de crocodilos que também teriam vivido na terra na época dos dinossauros.

Quando localizou a vértebra, inicialmente, Fabiano pensou se tratar apenas de uma pedra, mas aos poucos se deu conta que era uma ossada. O trabalho, entretanto, não foi fruto do acaso. Todos os fins de semana, o biólogo Leonardo Silva Paschoa, e seu amigo José Rafael Fernandes, saem para escavar a zona rural em busca de algum fóssil. Foi aí que Leonardo percebeu algo de estranho no barranco, e chamou Fabiano para averiguar, que não deu muito crédito para a descoberta de início, mas acabou se surpreendendo após escavar o local.

O ano de 2019 tem sido muito importante para a descoberta de fósseis históricos, já que no começo do ano, fósseis de aves pré-históricas foram encontradas na cidade paulista de Presidente Prudente. Foram localizadas mais de mil fósseis de vários tipos de aves de mais de 80 milhões de anos, mas apenas três foram totalmente identificadas até o momento.

Segundo Willian Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, os estudos sobre esses importantes achados estão sendo feitos em parceria com o Museu de História Natural de Los Angeles, o Museu Argentino de Ciências Naturais, e o Museu de Taubaté.

Quem tiver interesse em ver de perto vários desses fósseis, pode visitar o Museu de Marília, cidade do interior de São Paulo. Ele está fechado para obras, mas recebe visitantes com agendamento prévio.